Você conhece a Fazenda Pública Joaquin Piñero?

Localizada na Av. Central, em Ponta Negra, a Fazenda Pública Joaquin Piñero é administrada pela Secretaria de Agricultura de Maricá, com um casarão do ano de 1970, reformado, com estilo colonial e que é normalmente utilizado para eventos.

Atualmente, as atividades que a secretaria administradora já executa são: recolhimento e reabilitação de animais de grandes porte (abandonados/acidentados/maus tratos), recuperação de abelhas que invadem as casas para o apiário, que com a ajuda do apicultor, voltam a produzir mel; além do plantio de milho, abóbora, melancia, aipim, mamão e verduras.

Alguns projetos também já estão em andamento como o projeto com a UFF para a construção de 36 tanques de produção de camarão, além do oferecimento de cursos aos munícipes de criação dos mesmos. Esses camarões serão utilizados para a revitalização das lagoas da cidade, e em sequência, será construído um Parque de exposição com horto, restaurante, escola e um centro de convenções.

Existem duas construções quase finalizadas que serão o Capril para criação e extração de leite de cabra e a fábrica de queijo, que será utilizada para qualificação de produtores munícipes que desejam criar cabras e capacitação para a produção de queijos.

A fazenda fica aberta para visitação de segunda a sexta, de 8h às 16h, e a entrada é gratuita.

Não deixe de fazer uma visita e nos marcar no Instagram!