Saiba como fazer guandu, leguminosa valorizada no Espraiado


Você sabia que no Espraiado tem uma leguminosa que é muito valorizada na agricultura e gastronomia local? Sim, nós temos, é o GUANDU. A cultura rural do cultivo do guandu é muito antiga no Espraiado, e essa leguminosa sempre fez parte da alimentação dos moradores da região. 

Considerada por alguns como o “ouro verde”, contribui com a venda ao mercado de grãos. O guandu também foi muito importante no passado pelo lado social, como ponto de encontro de vizinhos na debulha desta vagem, dando a oportunidade de colocarem a conversa em dia, escutar uma viola e tomar um café.

Os moradores contam que este encontro de agricultores e familiares acabava virando uma festa e oportunidade também, de namoros. 

“Isso é motivo até hoje de grande alegria quando relembram das histórias do passado no Espraiado em Maricá”, conta Regina Sebould, vice presidente do Convention e também proprietária do Sítio do Riacho, estabelecimento praticamente do Circuito de Turismo Rural.

Você encontra o guandu no comércio local, nas épocas de plantio e colheita, que são abril e julho. Agora que você já sabe que o guandu faz parte da história do Espraiado, vamos saber mais sobre essa leguminosa e como prepará-la?

O guandu é um alimento de origem africana e se adapta bem a climas secos e solos pouco férteis. Ele é rico em minerais, e destaca-se pela quantidade considerável de proteína em sua composição.

Na gastronomia, devido a colheita ser sazonal, as pessoas costumam dar uma fervura nas ervilhas para tirar o amargo, congelar e guardar para utilizar em vários pratos e saladas. A receita mais usada é o guandu com carnes. Confira:

Ingredientes

• 1 kg de guandu

• 1 cebola

• 3 dentes de alho

• 2 folhas de louro

• 2 paios

• 150 g de lombo salgado

• Azeite

Modo de Preparo

1. Tire o sal do lombo, deixando de molho ou fervendo

2. Ferva o guandu por 3 vezes. Para não ficar amargo. (Esse é o segredo para um bom prato de guandu).

3.Em uma panela de pressão, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola, os dentes de alho picados e as folhas de louro.

4.Corte o lombo em pedaços pequenos o paio em rodelas.

5. Acrescente o guandu, os pais e o lombo.

6. Cubra com água e coloque na pressão por 20 minutos. Quando pegar pressão abaixe o fogo.

7.Quando sair a pressão, abra a panela e deixe em fogo baixo.

8.Com guandu cozido, acerte o sal e sirva o seu guandu com paio e lombo salgado enquanto estiver quente.

Gostou? Então prepare o seu guandu e compartilhe com a gente. Continue nos acompanhando e siga nosso Instagram para ficar por dentro de todas as novidades e curiosidades da região.