Dia da árvore é comemorado nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (21) celebramos uma importante data para o meio ambiente: o Dia da Árvore. A data tem o objetivo de conscientizar a população a respeito da preservação desse bem tão valioso, considerado o maior símbolo da natureza.

Aqui no Brasil, a data foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. Neste dia, somos convidados a refletir sobre nossas atitudes em relação a essa riqueza natural.

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) anunciou que a área desmatada da Amazônia Legal em 2022 foi a maior dos últimos quinze anos. De agosto de 2021 a julho de 2022, foram derrubados 10.781 km2de floresta, o que equivale a sete vezes a cidade de São Paulo.

Grande símbolo da natureza, as diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais pois aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese; reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Curiosidades

Você sabia que cada região do nosso país possui uma árvore símbolo diferente? Confira:

Árvore símbolo da região Norte – castanheira;
Árvore símbolo da região Nordeste – carnaúba;
Árvore símbolo da região Centro-Oeste – ipê amarelo;
Árvore símbolo da região Sudeste – pau-brasil;
Árvore símbolo da região Sul – araucária.

Mais do que plantar árvores, devemos cuidar e preservar. O que você tem feito no Circuito de Turismo Rural do Espraiado para preservar as árvores?

Cuide e preserve o meio ambiente! É nosso dever!