Confira os pratos que já passaram pelo Espraiado de Portas Abertas

 

 

 

Mais uma edição do Espraiado de Portas Abertas se aproximando e aproveitamos para recordar os pratos que já passaram pelas edições do EPA, e é claro, falar sobre o aipim, prato escolhido para a próxima edição que acontece no dia 8 de outubro no Circuito de Turismo Rural Vem Viver Espraiado. 

Guandu, feijoada, galinha à moda caipira, costela bovina e aipim. Você conhece a cultura desses pratos, de onde eles vieram e qual a sua importância para a nossa saúde? Então continue a leitura e fique pode dentro de todas as informações sobre cada um. 

E vamos começar com o ingrediente escolhido para a próxima edição: o aipim. Talvez você também conheça como macaxeira ou mandioca. Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui o segundo alimento energético (atrás apenas do arroz) para 1 bilhão de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento. 

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), cerca de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com 5,7% da produção mundial. O País é o quinto maior produtor do mundo e a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os oito primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção. 

Já o guandu, é um alimento de origem africana e se adapta bem a climas secos e solos pouco férteis. Ele é rico em minerais, e destaca-se pela quantidade considerável de proteína em sua composição.

Prato favorito de muitos brasileiros, também tivemos como prato de uma edição a feijoada, que é considerado o símbolo da culinária brasileira. A feijoada é preparada com uma mistura de feijões pretos e carnes de boi e de porco. Costuma ser servida com couve refogada, pedaços de laranja e farofa.

Também tivemos a galinha à moda caipira. O termo “galinha caipira” teve sua origem a partir do século passado quando, no período do descobrimento, foram sendo introduzidas diversas raças de aves no Brasil. Naturalmente, com a mistura dessas raças, surgiu uma nova linhagem, batizada de caipira. Geralmente, o frango caipira tem um tamanho menor e conta com menos carte, mas com um sabor marcante, além de ter mais quantidade de gordura, o que faz aquele caldinho maravilhoso do ensopado. Deu água na boca, né?

Os amantes de uma boa costela bovina também foram contemplados. A costela fica localizada nas laterais do boi, e é uma carne com muita gordura e extremamente saborosas. Deu até vontade de reunir a família e preparar aquele churrasquinho final de semana, não é mesmo? 


Acompanhe nosso Instagram e fique por dentro de todas as novidades do evento. Te esperamos no dia 8 de outubro no Espraiado!