1º Seminário Estadual de Turismo Rural e de Aventura

Nas últimas décadas o meio rural vem passando por grandes transformações, agregando valor aos produtos retirados da terra, bem como utilizando a estrutura como opção de lazer e entretenimento.

A diversificação das atividades vem levando à busca de novas fontes de renda que gerem a dinamização econômica dos territórios rurais. Ao mesmo tempo, a sociedade vem descobrindo a importância ambiental e o valor estratégico de manutenção da paisagem rural, passando a tratar rios, fauna e flora como elementos essenciais para o ser humano.

Este contexto tem propiciado a reavaliação do modo de vida e o surgimento de novas funções econômicas, sociais e ambientais para o espaço rural, permitindo assim a expansão da atividade turística. As propriedades públicas e privadas começam a intensificar a sua oferta, fortalecendo as várias modalidades de turismo, tais como turismo rural, ecoturismo, turismo de aventura, cultural, religioso e gastronômico.

O momento em que vivemos é de reflexão e planejamento. A atividade turística foi e ainda está sendo muito atingida pelos efeitos da pandemia da COVID-19, porém precisamos vislumbrar dias melhores e retomar as nossas atividades.

Nesse caminho, a Prefeitura de Maricá, através do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável Maricá 2030, uma iniciativa da CODEMAR/SA - Cia de Desenvolvimento de Maricá e das Secretarias Municipais de Turismo, Agricultura, Promoção e Projetos Especiais, apresentam um evento técnico, de forma híbrida e totalmente segura para os participantes.

Com o tema: “Turismo Rural e de Aventura: Tendências e Oportunidades no Pós-pandemia”, o seminário pretende reunir o setor produtivo, profissionais do turismo e autoridades para um debate, apresentação de cases e troca de experiências.

O seminário vai acontecer no dia 21/07, das 10h às 18h, na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, Maricá - RJ. Um dos destaques será o lançamento do projeto Vem Viver Espraiado, o qual tem o objetivo de contribuir na estruturação do turismo rural e de aventura na região.

O evento é uma promoção da Federação de Convention & Visitors Bureax do Estado do Rio de Janeiro e conta com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da SETUR e da TURISRIO. Apoiam também a iniciativa o Maricá Convention & Visitors Bureau, Condetur Costa do Sol, CIETH e ACTA.

Confira a programação do evento, seus temas e palestrantes clicando no link: https://bit.ly/programacao-seminario-turismo-rural